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Como medir a maturidade da sua empresa em experiência do cliente

  • Foto do escritor: Vinícius Rieping
    Vinícius Rieping
  • 18 de jun.
  • 4 min de leitura

A experiência do cliente, ou como é conhecida atualmente, Customer Experience (CX) não é um destino, mas sim, o caminho como um todo.


Com o mercado cada dia mais exigente e competitivo, as empresas vêm percebendo que o relacionamento com o comprador não se limita ao momento da venda: ele passa pelo antes, pelo depois e como ele se relaciona com a sua marca ao longo do tempo.


Portanto, saber exatamente qual é o grau de maturidade da sua empresa em experiência do cliente é o primeiro passo para implementar melhorias, corrigir problemas específicos e dar um próximo passo estratégico.


E é nesse momento que a avaliação da maturidade revela o ponto onde você está e para onde quer ir, um diferencial para o desenvolvimento de um CX maduro, consistente e capaz de apoiar o crescimento do negócio.


Por que mensurar a maturidade em CX?

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Com uma avaliação da maturidade, você consegue:


  • Identificar lacunas: saber exatamente o que ainda falta para atender às necessidades e às expectativas de seus consumidores;

  • Priorizar ações: focar recursos nas iniciativas que trazem maior resultado;

  • Alinhar estratégias: garantir que todos, desde a administração às equipes da linha de frente, compartilham a mesma visão sobre a experiência do cliente;

  • Avaliar evolução: acompanhar o progresso ao longo do tempo e mensurar o resultado das ações implementadas.


Em outras palavras, mensurar a maturidade proporciona uma base para a tomada de decisão baseada em dados e fortalece a cultura organizacional centrada no cliente.


Modelos de maturidade em CX para se inspirar


De forma geral, podemos dizer que a maturidade da empresa passa por algumas fases, desde o básico até o avançado, ajudando a compreender o caminho pelo qual a organização ainda precisa avançar.


Vamos focar nas seguintes 4 fases:


1. Inicial (ou Reativa)


Neste ponto, o foco no cliente ainda não faz parte da cultura organizacional, as ações são pontuais, reativas e centradas principalmente na resolução de problemas específicos.


Não existem métricas, responsabilidades compartilhadas ou estratégias para a experiência, o que faz com que o relacionamento com o comprador seja marcado pelo atendimento de problemas, ao invés da prevenção e da parceria.


2. Estruturada ou em desenvolvimento


Neste período, a empresa já deu o primeiro passo para focar no comprador, mapeando algumas jornadas e tentando implementar métodos específicos para mensurar a satisfação.


Ainda não existem diretrizes compartilhadas para toda a organização, nem uma estratégia consolidada, mas o assunto passa a fazer parte da pauta da administração.


A avaliação da maturidade revela uma organização que quer fazer melhor, porém ainda carece de consistência e integração de esforços.


3. Integrada ou madura


Com uma maturidade maior, a empresa possui uma cultura centrada no cliente compartilhada entre diferentes departamentos.


Isso quer dizer que o CX faz parte tanto das estratégias quanto das rotinas da organização. Assim, dados sobre satisfação, Net Promoter Score (NPS), Customer Effort Score (CES) e outras métricas já estão sendo usados para apoiar a tomada de decisão.


Aqui, o modelo de governança da experiência do cliente fortalece o compartilhamento de responsabilidades e o envolvimento de toda a empresa.


4. Otimizada (ou Líder)

Neste patamar, o CX não é apenas uma diretriz, porque já faz parte do DNA da empresa. 


Isso significa que o modelo de maturidade revela uma organização capaz de antecipar necessidades, inovar junto ao seu mercado e usar a experiência como diferencial competitivo.


Com uma avaliação madura, a empresa consegue mensurar o impacto do CX no resultado do negócio, sendo ele um pilar da estratégia de crescimento.


A parceria com o comprador passa a ser de cocriação, compartilhando caminhos e compartilhando conquistas junto ao mercado.


Como mensurar a maturidade da sua empresa?


Agora que você sabe o que significa cada patamar, é preciso realizar um diagnóstico profundo, considerando diferentes dimensões do negócio:


  • Verifique sua estratégia organizacional e se o CX faz parte das diretrizes;

  • Revisite a cultura e veja qual é o envolvimento das pessoas e a consciência compartilhada sobre o assunto;

  • Analise os processos e se estão desenhados a partir da jornada do comprador;

  • Observe as métricas, para saber se existem mecanismos específicos para mensurar a experiência;

  • Teste a tecnologia, considerando se as ferramentas utilizadas ajudam a apoiar o modelo de relacionamento.


Este raio X permitirá que você tenha uma visão clara sobre o ponto de partida e também sobre o caminho a trilhar.


A parceria da Journey Consult

Com uma abordagem consultiva e baseada em métodos reconhecidos pelo mercado, a Journey Consult faz uma avaliação personalizada da maturidade da sua empresa em Customer Experience.


Assim, você consegue:


  • Identificar exatamente o seu ponto de partida;

  • Implementar um roteiro de evolução, focado nas suas necessidades;

  • Acompanhar o progresso, mensurando o resultado das ações ao longo do tempo.


Se o seu negócio quer dar um passo adiante na jornada da experiência do cliente, conte conosco para apoiar essa avaliação e a definição de estratégias que fortaleçam o relacionamento junto ao seu comprador.


Juntos, podemos fazer da CX o diferencial competitivo que você precisa para ir longe.


 
 
 

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Quem é Vinicius Rieping, o idealizador da Journey?

Publicitário por formação Vinicius atuou em grandes agências como Atendimento e Planejamento durante 5 anos, em 2016, após implementar estratégias de Sucesso do cliente na agência do qual era sócio e viu o faturamento dela atingir números antes nunca vistos, entendeu que deveria mergulhar de cabeça aonde de fato o Sucesso do cliente nasceu, no segmento de Tecnologia.

 

Após vender sua parte da sociedade, Vinícius, aceitou o desafio de participar do processo da estruturação do setor de Sucesso do Cliente na Doctoralia, após 1 ano e meio e o setor crescer de 9 para 30 pessoas, já estava prestando consultorias para pequenas startups focando em aumentar sua receita utilizando o Sucesso do cliente, em seguida ingressou na multinacional Infobip para também participar da mudança de cultura e implementação do Sucesso do cliente.

 

Atualmente Vinicius é Head de Sucesso do Cliente na Infobip e gerencia toda a operação Latam de sucesso do cliente, realiza consultorias para empresas e profissionais que precisam aumentar seu faturamento utilizando e estruturando áreas de sucesso do cliente, em 2023 foi eleito TOP 100 GLOBAL STRATEGIST OF CUSTOMER SUCCESS pela Success Hackers

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