Como medir a maturidade da sua empresa em experiência do cliente
- Vinícius Rieping
- 18 de jun.
- 4 min de leitura
A experiência do cliente, ou como é conhecida atualmente, Customer Experience (CX) não é um destino, mas sim, o caminho como um todo.
Com o mercado cada dia mais exigente e competitivo, as empresas vêm percebendo que o relacionamento com o comprador não se limita ao momento da venda: ele passa pelo antes, pelo depois e como ele se relaciona com a sua marca ao longo do tempo.
Portanto, saber exatamente qual é o grau de maturidade da sua empresa em experiência do cliente é o primeiro passo para implementar melhorias, corrigir problemas específicos e dar um próximo passo estratégico.
E é nesse momento que a avaliação da maturidade revela o ponto onde você está e para onde quer ir, um diferencial para o desenvolvimento de um CX maduro, consistente e capaz de apoiar o crescimento do negócio.
Por que mensurar a maturidade em CX?

Com uma avaliação da maturidade, você consegue:
Identificar lacunas: saber exatamente o que ainda falta para atender às necessidades e às expectativas de seus consumidores;
Priorizar ações: focar recursos nas iniciativas que trazem maior resultado;
Alinhar estratégias: garantir que todos, desde a administração às equipes da linha de frente, compartilham a mesma visão sobre a experiência do cliente;
Avaliar evolução: acompanhar o progresso ao longo do tempo e mensurar o resultado das ações implementadas.
Em outras palavras, mensurar a maturidade proporciona uma base para a tomada de decisão baseada em dados e fortalece a cultura organizacional centrada no cliente.
Modelos de maturidade em CX para se inspirar
De forma geral, podemos dizer que a maturidade da empresa passa por algumas fases, desde o básico até o avançado, ajudando a compreender o caminho pelo qual a organização ainda precisa avançar.
Vamos focar nas seguintes 4 fases:
1. Inicial (ou Reativa)
Neste ponto, o foco no cliente ainda não faz parte da cultura organizacional, as ações são pontuais, reativas e centradas principalmente na resolução de problemas específicos.
Não existem métricas, responsabilidades compartilhadas ou estratégias para a experiência, o que faz com que o relacionamento com o comprador seja marcado pelo atendimento de problemas, ao invés da prevenção e da parceria.
2. Estruturada ou em desenvolvimento
Neste período, a empresa já deu o primeiro passo para focar no comprador, mapeando algumas jornadas e tentando implementar métodos específicos para mensurar a satisfação.
Ainda não existem diretrizes compartilhadas para toda a organização, nem uma estratégia consolidada, mas o assunto passa a fazer parte da pauta da administração.
A avaliação da maturidade revela uma organização que quer fazer melhor, porém ainda carece de consistência e integração de esforços.
3. Integrada ou madura
Com uma maturidade maior, a empresa possui uma cultura centrada no cliente compartilhada entre diferentes departamentos.
Isso quer dizer que o CX faz parte tanto das estratégias quanto das rotinas da organização. Assim, dados sobre satisfação, Net Promoter Score (NPS), Customer Effort Score (CES) e outras métricas já estão sendo usados para apoiar a tomada de decisão.
Aqui, o modelo de governança da experiência do cliente fortalece o compartilhamento de responsabilidades e o envolvimento de toda a empresa.
4. Otimizada (ou Líder)
Neste patamar, o CX não é apenas uma diretriz, porque já faz parte do DNA da empresa.
Isso significa que o modelo de maturidade revela uma organização capaz de antecipar necessidades, inovar junto ao seu mercado e usar a experiência como diferencial competitivo.
Com uma avaliação madura, a empresa consegue mensurar o impacto do CX no resultado do negócio, sendo ele um pilar da estratégia de crescimento.
A parceria com o comprador passa a ser de cocriação, compartilhando caminhos e compartilhando conquistas junto ao mercado.
Como mensurar a maturidade da sua empresa?
Agora que você sabe o que significa cada patamar, é preciso realizar um diagnóstico profundo, considerando diferentes dimensões do negócio:
Verifique sua estratégia organizacional e se o CX faz parte das diretrizes;
Revisite a cultura e veja qual é o envolvimento das pessoas e a consciência compartilhada sobre o assunto;
Analise os processos e se estão desenhados a partir da jornada do comprador;
Observe as métricas, para saber se existem mecanismos específicos para mensurar a experiência;
Teste a tecnologia, considerando se as ferramentas utilizadas ajudam a apoiar o modelo de relacionamento.
Este raio X permitirá que você tenha uma visão clara sobre o ponto de partida e também sobre o caminho a trilhar.
A parceria da Journey Consult
Com uma abordagem consultiva e baseada em métodos reconhecidos pelo mercado, a Journey Consult faz uma avaliação personalizada da maturidade da sua empresa em Customer Experience.
Assim, você consegue:
Identificar exatamente o seu ponto de partida;
Implementar um roteiro de evolução, focado nas suas necessidades;
Acompanhar o progresso, mensurando o resultado das ações ao longo do tempo.
Se o seu negócio quer dar um passo adiante na jornada da experiência do cliente, conte conosco para apoiar essa avaliação e a definição de estratégias que fortaleçam o relacionamento junto ao seu comprador.
Juntos, podemos fazer da CX o diferencial competitivo que você precisa para ir longe.



Comentários