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ROI nas experiências do cliente: qual o cálculo e como melhorar?

  • Foto do escritor: Vinícius Rieping
    Vinícius Rieping
  • 7 de mai.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de mai.

​O Retorno sobre o Investimento (ROI) na experiência do cliente, que também é chamado de Customer Exroi-nas-experiências-do-cliente-qual-o-cálculo-e-como-melhorarperience (CX), é uma métrica que avalia a eficácia das estratégias da satisfação e fidelização dos usuários. 

Compreender como calcular e aprimorar esse indicador é o primeiro passo para empresas que buscam melhorar o relacionamento com seus clientes e otimizar seus resultados financeiros.​

Compreendendo o ROI em Experiência do Cliente

O ROI em CX representa o retorno financeiro obtido a partir dos investimentos realizados para aprimorar a experiência do cliente. 

Esses investimentos podem incluir treinamentos de equipe, implementação de novas tecnologias, melhorias nos processos de atendimento e outras questões. 

Para saber calcular o ROI é feito o seguinte cálculo:​

  • ROI = (Ganho obtido – Investimento) / Investimento​

Por exemplo, se uma empresa investe R$10 mil em melhorias na experiência do cliente e, como resultado, obtém um aumento de R$ 15 mil em receita, o ROI seria:​

  • ROI = (15.000 – 10.000) / 10.000 = 0,5 ou 50%​

Esse cálculo ajuda a quantificar o impacto financeiro das iniciativas de CX e a justificar investimentos futuros nessa área.​

Por que medir o ROI em CX?

Você deve estar se perguntando, afinal, o porquê medir o ROI em experiências do cliente, certo? É com ele que as empresas:

  • Avaliam a eficácia de suas estratégias de CX;

  • Identificam áreas que necessitam de melhorias;

  • Justificam investimentos em iniciativas voltadas ao cliente;

  • Alinham os objetivos de CX com os resultados financeiros da empresa.​

Além disso, o ROI positivo em CX indica que as ações implementadas estão impactando diretamente no crescimento e a sustentabilidade do negócio.

5 estratégias para melhorar o ROI em experiência do cliente!

Para aprimorar o ROI em CX, as empresas podem aplicar algumas estratégias específicas, como:

1 - Mapeamento da jornada do cliente

Compreender cada ponto de contato do cliente, e, com a empresa, identifica oportunidades de melhoria e elimina obstáculos que possam prejudicar a experiência.​

2 - Personalização do atendimento

Utilizar dados e insights para criar experiências personalizadas aumenta a satisfação do cliente e, consequentemente, a fidelização.​

3 - Investimento em tecnologia 

Ferramentas como chatbots, CRM e plataformas de análise de dados podem otimizar o atendimento e proporcionar experiências mais eficientes e agradáveis.​

4 - Treinamento de equipe 

Capacitar os colaboradores para oferecer um atendimento de excelência também garante uma experiência positiva ao cliente.​

5 - Coleta e análise de feedbacks 

Monitorar a opinião dos clientes permite identificar pontos fortes e áreas de melhoria, além de demonstrar que a empresa valoriza a opinião de seus consumidores.​

O ROI na experiência do cliente é uma métrica vital para empresas que desejam alinhar suas estratégias de CX aos objetivos financeiros. 

Ao calcular e monitorar esse indicador, as organizações podem tomar decisões mais informadas, justificar investimentos e, principalmente, oferecer experiências que encantem e fidelizem seus clientes. 

Implementar melhorias contínuas na experiência do cliente não apenas aumenta a satisfação, mas também impulsiona o crescimento e a rentabilidade do negócio.


 
 
 

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Quem é Vinicius Rieping, o idealizador da Journey?

Publicitário por formação Vinicius atuou em grandes agências como Atendimento e Planejamento durante 5 anos, em 2016, após implementar estratégias de Sucesso do cliente na agência do qual era sócio e viu o faturamento dela atingir números antes nunca vistos, entendeu que deveria mergulhar de cabeça aonde de fato o Sucesso do cliente nasceu, no segmento de Tecnologia.

 

Após vender sua parte da sociedade, Vinícius, aceitou o desafio de participar do processo da estruturação do setor de Sucesso do Cliente na Doctoralia, após 1 ano e meio e o setor crescer de 9 para 30 pessoas, já estava prestando consultorias para pequenas startups focando em aumentar sua receita utilizando o Sucesso do cliente, em seguida ingressou na multinacional Infobip para também participar da mudança de cultura e implementação do Sucesso do cliente.

 

Atualmente Vinicius é Head de Sucesso do Cliente na Infobip e gerencia toda a operação Latam de sucesso do cliente, realiza consultorias para empresas e profissionais que precisam aumentar seu faturamento utilizando e estruturando áreas de sucesso do cliente, em 2023 foi eleito TOP 100 GLOBAL STRATEGIST OF CUSTOMER SUCCESS pela Success Hackers

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