10 erros comuns que prejudicam a experiência do cliente
- vinicius6287
- 7 de jul.
- 3 min de leitura
Em um cenário de alta concorrência e consumidores cada vez mais exigentes, oferecer um bom produto ou serviço já não é suficiente, sendo a experiência do cliente (CX) um dos principais diferenciais competitivos para empresas que desejam crescer de forma sustentável.
Por isso, identificar e evitar erros que comprometem essa jornada garante não só a satisfação, mas também a fidelização e o sucesso do seu negócio.
10 erros comuns que prejudicam a experiência do cliente

A seguir, listamos os 10 deslizes mais comuns que impactam negativamente a percepção do cliente, e o que você deve fazer para corrigi-los.
1. Não conhecer o perfil do seu cliente
Empresas que não estudam o comportamento, as dores e os desejos de seus clientes acabam oferecendo experiências genéricas e desconectadas da realidade do público.
A solução é criar personas bem definidas e utilizar dados para personalizar a comunicação e os serviços.
2. Atendimento demorado ou ineficiente
Esperar muito tempo por uma resposta ou ser transferido diversas vezes é um dos maiores motivos de insatisfação, já que além de frustrar o consumidor, pode levá-lo direto para a concorrência.
Por isso, invista em canais ágeis (como chatbots e automações) e equipe treinada - lembre-se que ninguém quer ser atendido só por robôs ou ficar sem resposta para uma dúvida.
3. Falta de integração entre os canais
Quando o cliente precisa repetir suas informações a cada novo canal (telefone, e-mail, chat), seu contato com a empresa se torna fragmentada e cansativa.
Por isso, ofereça uma integração omnichannel, onde todos os pontos de contato estejam conectados.
4. Comunicação genérica ou robotizada
Mensagens impessoais, frias e automáticas afastam o cliente e passam a sensação de desinteresse.
Por isso, personalize a linguagem, chame o cliente pelo nome e adapte o tom de voz conforme o contexto.
5. Ignorar o feedback do cliente
Empresas que não escutam seus consumidores perdem oportunidades valiosas de melhoria.
Ouvir é o básico do básico! Crie canais de escuta ativa e implemente melhorias com base nas sugestões recebidas.
6. Não mapear a jornada do cliente
Sem um mapeamento claro das etapas percorridas pelo consumidor, é difícil entender onde estão os gargalos e falhas desse contato com o consumidor.
A dica aqui é desenhar como funciona o caminho ou os caminhos do seu cliente com base em dados reais e otimizar cada ponto de contato.
7. Prometer mais do que pode entregar
Promessas exageradas que não se cumprem geram frustração e abalam a confiança, por isso, a transparência e o realismo são princípios fundamentais para uma boa experiência do cliente.
8. Subestimar o pós-venda
Muitas empresas acreditam que a jornada acaba na compra e isso é um erro grave.
O pós-venda é decisivo para fidelizar e transformar clientes em promotores da marca. Invista nele.
9. Falta de treinamento da equipe
Colaboradores despreparados ou desmotivados comprometem a imagem da empresa e prejudicam o atendimento.
Invista em capacitação contínua, com foco em empatia, escuta ativa e resolução de problemas.
10. Ignorar a tecnologia
Não adotar ferramentas digitais para apoiar o atendimento e a gestão da experiência pode tornar o processo lento, manual e falho.
A tecnologia é aliada do seu negócio! Soluções como CRMs, analytics e IA permitem mais eficiência e personalização.
Empresas que priorizam o usuário do início ao fim não apenas retêm mais consumidores, como também constroem reputação sólida e aumentam o valor percebido de sua marca.
Na Journey Consult, atuamos ao lado da sua empresa para identificar falhas, redesenhar processos e implementar soluções em CX com foco em resultados reais. Se você quer transformar a forma como sua empresa se relaciona com seus clientes, fale com a gente.



Comentários